Política e Cristianismo
Política e Cristianismo. Reflexões sobre a atuação do Cristão na política e seu impacto na polarização atual.
" Acredito na separação entre igreja e estado. O governo tem o direito de dizer o que acontece em um caso civil, como em um tribunal. E as pessoas religiosas têm o direito de dizer o que acontece em uma congregação de igreja. São duas coisas completamente separadas."
Jimmy Carter 39.o presidente dos EUA pelo partido Republicano https://www.azquotes.com/quote/1570187
Carter lecionou na Igreja Batista em Plains, Geórgia, sua cidade natal, onde também foi membro ativo da igreja. Obteve o Prêmio Nobel da Paz em 2002 por seus esforços incansáveis em promover a paz mundial, a democracia, os direitos humanos e a reconciliação internacional.
" Eu acredito em uma América onde a separação entre Igreja e Estado é absoluta, onde nenhum prelado católico dirá ao presidente (se este for católico) como agir, e nenhum ministro protestante dirá a seus fiéis como votar; onde nenhuma igreja ou escola religiosa receberá verbas públicas ou favores políticos; e onde nenhum homem será rejeitado para um cargo público apenas porque sua religião difere da do presidente que poderia nomeá-lo, ou da do povo que poderia elegê-lo."
John F. Kennedy 35.o presidente dos EUA em Discurso a Ministros Protestantes de Houston, 1960

"Jesus não nasceu em palácio ou em lugar de governo. Não buscou o poder do palácio em sua jornada de vida e nem orientou seus discípulos a buscarem. Satanás na sua tentação ofereceu todos os palácios e reinos do mundo mas Ele recusou. O lugar que seus pés pisavam a todo instante era no templo. E o palácio?
Só esteve lá no fim da jornada para ser julgado e morrer. Entre suas orientações não existe uma sequer que oriente discípulos ou seguidores a buscarem o ambiente e proteção palaciano.
A mensagem que traz é que o Poder de Deus é suficiente e não precisa de amparo de nenhum outro poder humano"
W.N Silva
"... Se nos for necessário um tirano,um barão ladrão é muito melhor do que um inquisidor. A crueldade do barão pode, às vezes, amainar, e em algum momento sua cobiça será saciada; além disso, como ele sabe vagamente que está agindo de modo errado, pode se arrepender. Mas o inquisidor, que confunde a própria crueldade e o desejo de poder e de medo com a voz do céu, nos atormentará infinitamente, porque o faz com a aprovação de sua própria consciência, e seus melhores impulsos lhe parecem como tentações."
C.S. Lewis, escritor, professor universitário em Oxford, teólogo anglicano, apologista cristão, autor de bestsellers mundiais e crítico literário no texto "Uma Resposta ao Professor Haldane" (do livro Sobre Histórias página 137)
Cristo e Política
Reflexões sobre o papel do Cristianismo na política atual.







